terça-feira, 15 de abril de 2014

MUSEU CASA DO PONTAL - UMA DESCOBERTA À NOSSA CULTURA



MUSEU CASA DO PONTAL
Chegamos, enfim, ao Museu Casa do Pontal, considerado o maior e mais siginificativo acervo de arte popular brasileira. À primeira vista, é uma chácara, com muitas plantas e belos jardins, criados por Burle Marx.

A visita é teatralizada, o que quer dizer, que os grupos são conduzidos pelas galerias do museu por artistas educadores, que cantam, contam histórias, trovas, versos de Cordel, apresentam pequenas peças de teatro de Mamulengo e propõem desafios às crianças, envolvendo-as no universo da cultura popular, de forma lúdica e participativa.






A visita desperta lembranças comuns, o que traz o sentimento de pertencer àquele universo apresentado nas peças dos artesãos, que estão na raiz da cultura brasileira. Afinal, quem não conhece canções populares como "Mulher rendeira" ou "O cravo brigou com a rosa"? Quem nunca brincou com barro?

Embaladas por cantigas, versos e desafios puxados pela guia, as crianças percorrem a primeira galeria, a das profissões. Não vi uma que estivesse dispersa ou distante. O encantamento é visível!

Destacamos ainda um outro fator importante da visita ao Museu Casa do Pontal: a quebra de tabus e de preconceitos, tanto em relação a museus considerados espaços de guardar "coisas velhas", como em relação à origem dos artistas populares.

As Professoras Daniela, Bárbara e Lucinéia acompanharam as turmas com os respectivos responsáveis dos alunos da Educação Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário